Muitas pessoas falam por aí: “Ah, por que eu vou tirar certificação? Conheço pessoas sem nenhuma certificação que desempenham muito bem o seu trabalho!”. De fato, uma certificação não é garantia de que o indivíduo que a possui irá dominar determinado assunto na prática. Mas então, para que servem as certificações?
Neste artigo mostraremos porque as certificações são, e continuarão sendo, tão importantes no mercado de trabalho.
O que as pessoas que criticam as certificações costumam fazer é se recordar daquelas que possuíam certificação e que não desempenhavam bem o seu trabalho, e, ao mesmo tempo, lembrar-se de alguns indivíduos que não possuíam certificação alguma e dominavam complemente a sua área de atuação.
Ocorre que essa comparação possui um viés – involuntário, grande parte das vezes – pois não é proporcional. Um paralelo mais justo seria pensar em quantas pessoas você conhece sem certificação que não desempenham bem o seu trabalho e em quantas pessoas você conhece que não possuem certificação e que também desempenham mal o seu trabalho. Nesse caso, apostamos que você irá encontrar nas empresas muito mais pessoas sem certificação que desempenham mal o seu trabalho do que pessoas certificadas. O mesmo vale para a comparação entre pessoas que são referência em suas áreas.
Isso não se deve a nenhum poder mágico que as certificações possuem em dar superconhecimentos e super-habilidades às pessoas, mas o caminho para tirar uma certificação vai garantir ao indivíduo algumas qualidades muito importantes para o ambiente de trabalho.
Para desempenhar uma função ou papel, é necessário reunir um conjunto de conhecimentos e habilidades. Por mais que seja muito difícil uma certificação atestar todas essas habilidades, ela serve bem ao propósito de comprovar um mínimo de conhecimento teórico necessário, e isso é extremamente importante para quem está contratando.
A certificação, nesses casos, serve como uma garantia de que a pessoa terá um período mais rápido de adaptação a sua função por entender melhor quais são os conceitos e as ideias por trás do seu trabalho. Além disso, terá muito mais facilidade com a comunicação por estar familiarizada com termos técnicos e específicos que, na maioria das vezes, são utilizados.
Muitas habilidades interpessoais como liderança, influência e resolução de conflitos são difíceis de se avaliar e de se mensurar. No entanto, um processo de certificação pode dar fortes indícios de algumas habilidades interpessoais fundamentais.
Uma pessoa que possui uma ou mais certificações teve a ação de reservar e dedicar uma parte do seu tempo para atingir um objetivo. Foi capaz de, minimamente, estabelecer uma meta, traçar um plano e executar as ações necessárias para alcançar esta meta. Pode não parecer, mas isso requer algumas habilidades muito importantes para um ambiente de trabalho, tais como disciplina, foco, dedicação e determinação.
Em nossa sociedade temos um pensamento que, geralmente, é binário com relação ao conhecimento e às habilidades. Ou seja, costumamos pensar que uma pessoa tem ou não tem o conhecimento e as habilidades necessários para desempenhar um determinado trabalho. Na verdade, o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades é muito mais um espectro do que algo binário, um caminho a ser mais do que trilhado: construído. Esta construção passa por inúmeros processos de aprendizagem e a certificação garante que a pessoa passou por um desses processos, que reservou uma parte do seu tempo para o aprendizado. E é por isso que…
Se uma certificação não garante um bom profissional, garante sim um profissional melhor. “Melhor do que quem?”, você pode nos perguntar. E nós respondemos: melhor do que ele mesmo quando ainda não tinha certificação!
Conheço muitas pessoas que tiraram certificações e se arrependeram amargamente, mas notem: até mesmo elas aprenderam algo importante. Descobriram algo sobre si mesmas, algo para o qual não possuem afinidade, não possuem interesse, e, se pretendiam trabalhar com o assunto relacionado à certificação, talvez devam repensar se estão atuando na área ou na empresa correta. Observe alguns casos:
Recebemos constantemente solicitações de indicação de bons profissionais. As empresas procuram muito por pessoas que sejam capazes de reunir conhecimento e habilidades para ajudá-las a serem mais eficientes, mais eficazes, mais produtivas, enfim, procuram por pessoas mais preparadas, e, com certeza, a certificação vai te ajudar a trilhar este caminho.
Feito por Agência MOK
Wonderful NicDark WP Theme
Deixe uma resposta